quarta-feira, 4 de maio de 2011

CARTUM PALHACINHO

Olá amigos,

Quem acompanha esse espaço sabe que meus trabalhos se resumem a caricaturas, retratos, pinturas e ilustrações.

Estou focado nessa linha e pretendo continuar assim, quero aprender mais e aperfeiçoar. Mas isso não quer dizer que eu não possa trabalhar em outros segmentos.

Quando digo outros segmentos, quero dizer que quero fazer cartuns e charges. Confesso que não é o meu forte. Ainda!

Bom, falando nisso, tem muita gente que não sabe a diferença entre charge e cartum. Eu por exemplo, aprendi faz pouco tempo.

Resumidamente, a charge conta um fato que ocorreu em determinado momento e em determinado lugar. É uma "notícia-piada"! É por isso que para entender uma charge, é preciso ter o conhecimento do que tá acontecendo. Já no caso do cartum, não precisa ter contexto específico de algo que aconteceu. Os cartuns são feitos a partir de temas universais e na maioria das vezes, sem texto algum. Nos dois casos, o que um jurado em salão de humor mais se leva em consideração na avaliação nem sempre é a arte, a apresentação, técnica, mas sim a idéia, a sacada, a piada. Por isso, mais do que uma obra bonita e bem feita, o trabalho precisa ser inteligente e engraçado.

Um cartunista amigo meu, no qual tenho profunda admiração, me disse certa vez que esse tipo trabalho é um tanto dificil mesmo. Mas que com dedicação, estudo e prática, acaba que saindo naturalmente no passar do tempo. Por isso eu acredito ser preciso dar um primeiro passo. E o primeiro é esse cartum que fiz com canetinhas coloridas para participar do ECOCARTOON. O tema esse ano é "Conservação da Biodiversidade". Muitos rascunhos foram feitos, tive várias idéias, mas acabaram virando bolinhas de papel. O motivo é que é muito dificil colocar em um único espaço uma idéia, um fato, uma crítica e ao mesmo tempo uma piada. Sem contar, o cuidado que se deve ter em não fazer um desenho utilizando a idéia ou piada que outro cartunista já possa ter usado. Mas vamo que vamo!!!

Para quem quer saber mais de cartuns e charges, recomendo alguns cartunistas mestres nessa arte:

boligan - http://www.boligan.com/
mello - http://www.mellocartunista.blogspot.com/
jota a - http://www.jota-a.blogspot.com/
dalcio - http://www.dalciomachado.blogspot.com/
mattias - http://www.mattiascartoons.blogspot.com/
j bosco - http://www.jboscocartuns.blogspot.com/
waldez - http://www.waldezcartuns.blogspot.com/

Um abraço e até a próxima.

8 comentários:

  1. Fala Mônico!Muito bom esse cartum meu caro. Tanto a idéia quanto o desenho ficaram excelentes!Com certeza você tem muito talento pros cartuns também.Quanto aos "mestres" do ramo, agradeço por ter me citado, mas ainda estou aprendendo também!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Quem dera um dia eu conseguir fazer um cartum nesse nível!

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, seu traço está em um nível de apresentação pra lá de elegante! Esta mudança já venho notando a cerca de alguns meses pra cá! Vai por esta linha de distorção e coloração forte que vocÊ se da bem! Toma cuidado apenas no escurecimento das tramas provocadas pela ponta da bic, é um cuidado de quem aprecia seu trabalho! Parabéns e aquele abraço apertado.

    ResponderExcluir
  4. Olá Mônico! Legal esse post, a imagem está muito bacana!Eu não sabia a diferença entre charge e cartum, foi bem instrutivo! Desejo sucesso nos seus projetos, tenho certeza que você vai arrasar pois é muito talentoso!
    Abração

    ResponderExcluir
  5. Grande Mello.
    Que bom que gostou desse palhacinho. Farei mais, pois preciso praticar muito ainda.
    E vc já mestre sim, meu amigo. Seus trabalhos são sempre inteligentes e elegantes. Tu manda muito bem e é referência para mim.
    Desejo mto sucesso p vc!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Fala Eder,
    Tu tem um talento indiscutível, meu caro.
    Muito bacana o trabalho que vc fez no programa do Gugu.
    Obrigado pela visita e comentário.
    Abração.

    ResponderExcluir
  7. Grande Ray,
    Muito obrigado pelas palavras.
    Pois é amigo, esse negocio de desenhar todo dia ajuda muito...hehe. Pretendo evoluir nessa linha de distorção e sempre que eu puder, deixar os trabalhos o mais colorido possivel. Sobre as tramas da ponta da Bic, vc tem toda razão. Vou ficar mais atento nas próximas... valeu a dica.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Olá Sheilla,
    Fico muito feliz com sua visita aqui. Muito do que aprendi, foi através de minhas pesquisas e aí me sinto na obrigação de dividir as experiências com as pessoas que visitam esse espaço.
    Também desejo muito sucesso pra você.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...