quinta-feira, 24 de março de 2011

ETAPAS RONALDINHO GAUCHO

Olá amigos.

Resolvi tirar as fotos das etapas dessa caricatura para posterior análise, já que assim é possível ver as tantas mudanças feitas no decorrer do trabalho.

Do esboço à etapa final é um tal de tira, põe, aumenta, diminui, corta, escurece, apaga, separa, torce, estica...Ufa!

Parece que nada tá bom! Parece que sempre tem algo pra melhorar, pra acrescentar. Mas sabe de uma coisa, de certo modo acredito que isso seja algo natural e até mesmo saudável. Pois nos faz ficar mais atentos aos detalhes, aumenta o censo crítico e nos faz progredir. Acho que isso é sinal de evolução. E todo artista busca isso. Todo artista busca o amadurecimento de suas técnicas, de seus traços. Principalmente os que são autoditadas, assim como eu.

Bom, nessa caricatura, algumas mudanças foram feitas em relação aos trabalhos anteriores. E o resultado final foi uma "salada de distorções".

Uma delas é a posição do corpo, já que nessa caricatura ele está dando uma "bicicleta". Só que parte do corpo foi removida, como por exemplo: umas das coxas, o pescoço, um braço. E o braço que tem, foi feito ao contrário. Pois se reparar bem, verá que a cintura dele está torcida. O "Nike" da chuterira dele foi feito ao contrário também. Os dedos da mão são bem compridos e o braço fininho. Isso foi proposital, para destacar a coxa musculosa. Um detalhe bacana são os traços horizontais na bola pra dar um efeito de movimento, como se ele tivesse acabado de dar um "tapa" na bola. Foi legal também misturar as canetas preta e vermelha no mesmo desenho. Fiz isso uma vez ano passado com o desenho do Wagner Love. Mas acho que o Ronaldinho ficou bem melhor.

Talvez essa caricatura tenha ficado um pouco poluída com tamanha bagunça, essa "salada de distorções". Mas é muito difícil saber distorcer na medida certa.
Um dia eu chego lá... e enquanto isso vou postando as etapas para vocês.

Um abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...